segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LAVE SUA TRISTEZA COM O SABÃO DA ORAÇÃO.


       

        O que fazemos das nossas tristezas? Que tipo de atitude adotamos quando algo abala nosso humor e motivação para viver? Existem duas maneiras diferentes de lidarmos com a tristeza.

       A primeira e mais comum é aquela que conduz à depressão e ao hábito do lamento, que não permite encontrar nenhuma saída, que faz da existência um peso cada dia maior.Quem permite que a tristeza o desvie de Deus vive cheio de remorsos, que podem leva-lo a um estado terminal.

      Mas existe uma outra maneira mais produtiva de tratarmos nossos momentos de tristeza. Porque se nós a levarmos a Deus em oração ela irá, como em tudo que acontece na vida sob a redenção, ser transformada em um fruto. Toda tristeza que passa por Deus sai convertida em resultados que beneficiam a nós, que nos ajudam a viver ainda melhor, que nos conectam com a humanidade e despertam o melhor em nossas vidas.

1. A tristeza enfrentada com Deus muda a nossa perspectiva das coisas.

          O importante não é o motivo da tristeza, seja ele uma perda, um prejuízo financeiro, uma enfermidade, um rompimento de algum laço afetivo. Todos podem estar sujeitos a tristeza em algum momento. Mas o desafio que a tristeza desperta é a mudança.

       Porque há pessoas que pioram com a tristeza e há pessoas que melhoram com ela. O fato é que toda tristeza produz mudanças significativas e permanentes. Ninguém que passe pela dor, em alguma medida, permanecerá o mesmo depois dela.


       A questão é se nossa mudança nos ajuda ou nos atrapalha. Se ela nos torna mais humanos, mais sensíveis e cuidadosos ou se simplesmente nos mergulha na espiral da culpa e do ressentimento, quando tentamos achar o resto da vida um culpado pelo que nos aconteceu.


2. A tristeza enfrentada com Deus cura nossas emoções.

       Toda nossa estrutura psíquica é abalada com a tristeza. Não apenas o bom humor desaparece como também ocorrem somatizações dela no corpo. Existem pessoas que não tem nenhum diagnostico de doença mas que sentem todo tipo de dores.

       O corpo está saudável mas a mente não. Enquanto guardamos para nós nossas tristezas, as emoções começam a ficar quimicamente contaminadas e repercutem nos órgãos do corpo, prejudicando o quadro geral da saúde. Não é sem razão que a Bíblia recomenda tanto a pratica da oração.

       Porque quando oramos nós desabafamos com Deus certas coisas que não temos a coragem de confessar a ninguém mais. Jesus disse que toda vez que alguma ansiedade ou medo quiser tomar lugar na consciência devemos procurar um lugar reservado e sozinhos com Deus abrirmos o coração sem reservas, contando tudo com detalhes a Ele.

      Os benefícios da oração não são, como alguns pensam, religiosos e espirituais. Seus benefícios são mentais, físicos, emocionais e relacionais. Paulo diz em Filipenses 4.6-7: 'Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus'.

      Ao orar, ao praticar o desabafo com Deus, isso pode se transformar em choro, em verbalização da ira, em explosão de emoções. E isso é terapêutico porque Deus aceita nos ouvir e permite que coloquemos para fora nossa tristeza.         Ele mesmo convida você hoje a fazer isso, a fim de provar um pouco de alegria no meio deste vale de pranto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário